domingo, 8 de março de 2009

ALGORITMO - GARRA NXT MINDSTORMS

Um ALGORITMO tem como principal objetivo, resolver um problema de uma forma clara e específica. Para isso, é utilizado símbolos e definido sequencias de ações para a resolução do problema.
Normalmente, a criação de algoritmos para resolver problemas computacionais é uma das
maiores dificuldades e também um dos desafios mais atrativos.
Para uma melhor compreenssão, a analogia entre algoritmo e receita de bolo é bastante utilizada como um bom exemplo, onde temos os ingredientes ( entradas ou dados ), o passo-a-passo ( sequencia lógica ou comandos ) e o bolo como resultado.
Uma boa estratégia para se construir um algoritmo é a seguinte:
  • Entender o problema
  • Identificar os dados de entrada
  • Identificar os dados de saída
  • Determinar o que é preciso para transformar dados de entrada em dados de
    saída:
     usar a estratégia do dividir-para-conquistar
     observar regras e limitações
     identificar todas as acções a realizar
     eliminar ambiguidades ( acredito ser a mais dificil )
  • Construir o algoritmo
  • Testar o algoritmo
  • Executar o algoritmo

Fonte: ( algun site da internet ) Não me recordo, pois tenho material antigo no PC

Logo abaixo, mostro o fluxograma que montei no Excel para fazer o programa da Garra do NXT e lgo após, mostro o programa baseado neste fluxograma.

Fluxograma

Programa
Sds, Robson.

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